A fuga das capitais 

O Censo 2022 registrou pela primeira vez, uma queda na população em 09 das 27 capitais do Brasil. 

urban traffic with cityscape in Hong Kong,China.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que nove das 27 capitais brasileiras tiveram queda no número de habitantes entre os anos 2010 e 2022. Salvador (BA) foi a cidade com maior queda populacional, encolhendo 9% nos últimos 12 anos – o que fez a região cair de 3º para o 5º lugar entre as capitais mais habitadas.

O Rio de Janeiro também teve uma perda expressiva e 109.023 habitantes, representando uma redução de 1,7% em relação à população que a cidade maravilhosa tinha em 2010. Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Belém (PA), Porto Alegre (RS), Natal (RN) e Fortaleza (CE) também entraram na lista de cidades que perderam residentes.

Ainda que não existam análises consolidadas sobre esse aparente movimento de “interiorização”, as possíveis causas estariam ligadas ao aumento de pessoas trabalhando em homeoffice, movimento que surgiu com a pandemia, a violência, desemprego nos grandes centros urbano.

Não é incomum encontrar residentes das capitais reclamarem o estresse, aluguéis astronômicos (custo de vida alto), poluição, essa ausência do contato com a natureza, entre outros motivos.

Optar por morar no interior é privilegiar a qualidade de vida. Longe da agitação das grandes cidades e capitais, é possível encontrar calmaria e ficar longe do estresse. Você deixa de perder horas no trânsito, de ouvir o barulho dos carros e de se preocupar com a violência.

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
Email

Fique sempre atualizado.

Cadastre seu email e receba as atualizações da TeóVip em primeira mão.

Comentários

plugins premium WordPress